Estratégia e gestão corporativa

Negócios e empresas que perduram no tempo e transformam sociedades são aqueles que têm uma clara missão do seu existir, estabelecem o lugar onde se querem posicionar no tempo e no espaço, definem valores para orientar as suas acções e os caminhos para atingir seus objectivos.

Se não estiver exactamente no percurso que gostaria de estar e se os seus colaboradores não estão alinhados consigo, talvez não tenha definido claramente o que é, onde quer chegar e por que faz o que faz.

i. Planeamento estratégico

Planeamento estratégico (PE) é uma ferramenta de administração e gestão que visa definir a identidade da empresa, seu posicionamento no mercado interno e externo, os princípios ou valores que regem a sua acção, bem como analisa o ambiente interno e externo que podem influenciar positiva ou negativamente na produção ou rendimento. Esta ferramenta visa ainda estabelecer objectivos e metas concretas a médio e longo prazos, bem como o plano concreto para a concretização desses objectivos e metas.

O PE é o pilar de sustentabilidade da empresa e a base de todas as decisões. Muitos negócios fracassam e empresas encerram por falta desta ferramenta.

Teremos muito gosto em ouvir a sua visão do seu negócio!

ii. Governo Corporativo e Gestão Corporativa

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam-se o ser” e mudam-se também os ambientes de negócios, as necessidades e as estratégias de sobrevivência e perpetuação no tempo.

O governo corporativo surge da necessidade de se garantir a sustentabilidade da empresa e se

equilibrar os interesses da administração e gestão da empresa, dos donos (sócios ou acionistas) e das outras partes interessadas como trabalhadores, Estado e das comunidades, por meio de princípios e práticas. As alterações na administração e gestão das empresas são inevitáveis, incluindo empresas familiares. Afinal, ninguém vive para sempre! As transições devem ser pensadas e planeadas. O Governo corporativa estabelece-se a partir de princípios e práticas que passam a fazer parte da cultura organizacional.

Há cada vez maior necessidade de as empresas fazerem caminho para ao governo corporativo e boas práticas de gestão.

Ajudamos as empresas a terem um relacionamento mais harmonioso entre todos os actores, interessados e afectados pelo negócio. Ajudamos também as empresas a criarem projectos de responsabilidade social.

Tradutor