O FES – Fórum sobre Economia (Social e) Solidária é um evento económico-social não-comercial e plural que se enquadra no âmbito da responsabilidade social corporativa da Ato Internacional Consulting realizada anualmente em colaboração com a Media Claque e outros parceiros. O FES junta, num mesmo espaço, organizações sociais não governamentais, empresas, académicos nacionais e internacionais, entidades governamentais, organizações internacionais, bem como agentes económicos informais para se discutir assuntos que nos dizem respeito a todos, como país. O FES2024 vai abordar “tecnologias sociais de combate a pobreza”
POR QUE FES?
Entendemos que as empresas estão dentro das comunidades e nós fazemos parte delas. Somos parceiras da Economia Solidária de forma que acolhemos acções de promoção da Economia Social e Solidária em alinhamento com a visão das Nações Unidas e da União Africana, no quadro da adopção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Organização Internacional do Trabalho que traz uma perspectiva nova sobre trabalho digno para além do âmbito do mercado. Temos ainda em atenção a visão da União Africana relativamente como a Economia Africana pode ajudar solucionar as questões de pobreza e desemprego.
Como consultora sabemos que as possibilidades de redução da pobreza a curto e médio prazos não são animadoras, tendo em conta as características da economia angolana e a capacidade financeira de intervenção do Estado. Temos uma economia quase exclusivamente dependente de uma commodity (o petróleo) para as receitas do Estado e, uma economia igualmente dependente de importações para o consumo, o que coloca Angola num duplo desafio: a receita fica condicionada ao preço do petróleo e as importações condicionadas a disponibilidade de divisas e, consequentemente, a fluctuação cambial. Não só sofrem as famílias como também as empresas que não têm capacidade de absorção da força de trabalho, como as manter e pagar salários capazes de oferecer vida condigna. Seria um erro crasso de análise económica e de compreensão da teoria económica, julgarmos que o mercado, com as suas regras, por si só vai resolver ou minimizar o nosso maior problema.
QUAL É O OBJECTIVO?
O FES visa reflectir a Economia angolana fora dos paradigmas do mercado convencional, trazendo a luz as práticas e discussões sobre Economia (Social e) Solidária, sendo esta uma economia de envolve colaboração, solidariedade, cuidado, inclusão, auto-gestão, informalidade, etc., e tem como fim último o bem-estar do grupo, anulando a preponderância do indivíduo como pessoa singular.
QUEM SÃO OS DESTINATÁRIOS?
O FES2024 destina-se a empresas, entidades governamentais, representantes do aparelho legislativo, organizações internacionais, académicos, representantes de associações, cooperativas, representantes de grupos de união e de trabalho conjunto informal, representantes da classe de taxistas e moto-taxista.
Porque todos nós contamos!
Participe, co-apoie, comparticipe porque juntos podemos mais!
Contactos:
Tel: 924 742 516
Whatsapp: 990 955 095